quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

[Te conheço?] Estilista Carolina Gritten

>
Carolina é formada em Estilismo pelo Senac e fez técnico em Estilismo pelo Senac. Atualmente está cursando Design Gráfico na Utfpr. Com 20 anos a estilista já ganhou concursos de Moda pelo Paraná: Desafio Passarela Senai (inspirado no Runway) e ficou em 2º lugar no Paraná Criando Moda. Esse ano foi selecionada para participar do Prêmio João Turin, que será em fevereiro no Paraná Business Coletction.
  

A estilista respondeu a nossa entrevista e diz estar ansiosa pelos acontecimentos de 2011. E não é por menos: esse ano deve lançar a primeira coleção de sua marca: Velvet.Underwear. Voltada para homens decididos, práticos, a marca promete levar "a intensidade da música, dos filmes e de viagens extraordinárias para roupas com passagem livre de casa para a rua". Ficou curioso?

Confira a entrevista exclusiva!

Desfoque: De onde surgiu a idéia de criar a Velvet.Underwear?
Carol: A ideia surgiu durante o curso de estilismo no Senai. No terceiro módulo do curso, o segmento a ser trabalhado por cada pessoa era sorteado e eu acabei ficando com o Underwear. Aí agreguei isso ao conceito de Loungewear, que é um estilo de roupas mais confortáveis que podem ser usadas desde casa até o trabalho, bares e lugares mais descontraídos. Acabei me apaixonando por isso e decidi que criaria minha marca a partir desse projeto. O nome da marca é um trocadilho com o da banda The Velvet Underground.

Desfoque:  Por que o público masculino?
Carol: De início eu não pensava em trabalhar com masculino, mas durante a pesquisa que fiz para aquele primeiro trabalho sobre underwear, percebi que esse mercado oferece mais possibilidades e menos concorrência que o feminino, pelo menos nesse segmento. Meus próprios amigos também serviram como inspiração [e como cobaias].

Desfoque: O que você define como moda e estilo?
Carol: Eu sempre vi a moda como um reflexo do que acontece no mundo, na sociedade. Em épocas de crise a moda fica mais sóbria, em épocas de abundância, fica mais ostensiva. Nos anos 80 por exemplo, as mulheres querendo se afirmar, conquistando seu espaço ao lado dos homens, apareceram os ombros largos, formas angulosas, cores exageradas. Nessa última década, as incertezas sobre o futuro, as crises econômicas, a nostalgia, vimos releituras de praticamente todas as décadas do século passado.
    Já estilo é uma questão de personalidade e comunicação visual. Como você expressa o seu estilo de vida e suas ideias através do que você veste, independente das tendências do momento. Querendo ou não, você sempre vai criar uma primeira opinião sobre qualquer pessoa com base na aparência, para só depois aprofundar ou não a relação. Daí a importância em saber o que você comunica a seu respeito através da roupa que você veste.

Desfoque: Essa é a 1ª vez que acontecerá a Semana da Moda em Curitiba. Qual a repercussão que esse evento trará para o público em geral?
Carol: Em Curitiba já existem grandes eventos de moda, mas que são acessíveis somente a empresas já consolidadas no mercado.
A Semana de Moda de Curitiba surgiu da iniciativa de um grupo de pessoas que perceberam aqui uma grande quantidade de estilistas iniciantes que encontravam poucas oportunidades de mostrar e vender seu trabalho. A primeira ideia era apenas uma semana de desfiles e vendas, mas o projeto cresceu e agora envolve cursos, palestras, workshops e vários eventos propondo novas formas de enxergar a moda na cidade. O evento vai divulgar o trabalho de criação de moda em Curitiba, além de oferecer oportunidades para profissionais de várias áreas, como fotografia, produção, jornalismo, design e tudo o que é relacionado a cultura e comunicação. E claro, todos poderão comprar as peças dos novos estilistas e participar dessa nova fase de desenvolvimento da indústria de Moda na nossa cidade!

Desfoque: E agora, deixe uma dica para nossas leitoras: nesse verão, o que não poderá faltar no guarda-roupa feminino?
Carol: Rendas, florais, cintura marcada e um sapato oxford! Mas sempre lembrando de adaptar as tendências ao seu estilo.
Já dizia Chanel, a moda passa, o estilo permanece!


 Carol e o modelo Gustavo que desfilou na Inauguração da SMCwb para a marca Velvet.Underwear

 Pra quem não sabe, em 2011 teremos a 1ª Semana de Moda de Curitiba, e as fotos acima foram da festa de Inauguração, que aconteceu no Santa Causa Lounge e teve desfile conceitual das marcas. 

Em breve teremos um post com mais algumas fotinhos do evento, que aconteceu em dezembro/2010.


Conheça mais a marca Velvet.Underwear ;)



Facebook: Velvet.Underwear 
Twitter: velvet_uw


Agradecemos a Carol pela entrevista concedida e desejamos muito sucesso em sua carreira!!





Por Thuany Santos